domingo, 7 de fevereiro de 2010

A Tapeçaria de Pérolas do Marajá de Baroda - Sotheby's - $5.000.000








Um comentário:

Alquimista Jóias disse...

É uma das mais lendárias e extraordinárias peças da Índia das Mil e Uma Noites, a materialização da expressão "Luxo Asiático". A tapeçaria de pérolas do Marajá de Baroda vai ser vendida no dia 19 de Março pela mão da Sotheby's.

Esta venda é em vários sentidos excepcional, uma vez que vai transaccionar uma das mais impressionantes obras de arte do mundo na totalmente nova sala leiloeira da empresa em Doha, Qatar; uma aposta potencialmente brilhante apesar de arriscada na actual conjuntura.

Quanto à peça em si podemos dizer que tem 1.73m x 2.64cm, é totalmente tecida em pérolas naturais "Basra" de 1 a 4 mm. Os apontamentos de cor são dados por contas de vidro colorido inglês, rubis, safiras e esmeraldas; as rosáceas do eixo central são iluminadas por ca. de 350-400ct de diamantes em talhes primitivos, um total de ca. de 2500 mesas e rosas.

O total estimado para as pérolas ronda os dois milhões num peso estimado de 30.000ct.

Testemunho de uma riqueza e poder imensos mas também da importância do comércio das pérolas e pedrarias indianas ainda no século XIX, este verdadeiro tesouro, cuja base de licitação não foi divulgada, vai ainda fazer correr muita tinta. O Arte em Números soube que a Base de Licitação irá rondar os $5.000.000 o que nada quer dizer, uma vez que a peça promete uma disputa demorada!...